O Consórcio Conorte foi criado em 2013, após realização da primeira etapa da licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP). O Conorte é constituído por três empresas da região Norte do STPP: Transportadora Itamaracá, Cidade Alta Transportes e Turismo e Rodotur Turismo.
O Conorte foi criado para atuar na ligação de transporte da capital com a Zona Norte do Grande Recife e hoje transportamos em média 220.000 passageiros/dia e realizamos 4.000 viagens/dia.
O Conorte é responsável por cerca de 20% das linhas do sistema. "As três empresas se uniram com o desafio de oferecer um transporte de qualidade e integrado para a maior área licitada do sistema na Região Metropolitana, sem perder cada uma sua autonomia, mantendo suas garagens e quadro de funcionários preservados. Mas unidas por um ente jurídico", ressalta o diretor institucional do Conorte, Alberto Almeida.
A operação de transporte do Conorte atende a oito municípios do Grande Recife e tem algumas das linhas mais extensas do sistema, o que exige ainda mais do serviço prestado. Araçoiaba, Itamaracá, Itapissuma, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife são as cidades atendidas pelo Consórcio. "Ainda em 2009, quando entrou em operação o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, a Itamaracá, a Cidade Alta e a Rodotur já começaram a se aproximar operacionalmente. Com a licitação em 2013, a aproximação foi também empresarial", relembra Alberto Almeida.
A gestão consorciada permite uma operação mais segura e com um controle de monitoramento mais eficiente. Todas as diretrizes do Consórcio Conorte são discutidas por um colegiado formado por diretores e gerentes, que decidem em conjunto. Já a operação consorciada permite a unificação de algumas atividades, com um melhor controle operacional.
Compartilhar esta empresa!